Heráldica
CAMPO AZUL:
"O Azul contém em si a ideia de liberdade que se respira noslargos espaços, e com ela o ar que se sorve livramente no titmo da vida.
O Ar é o céu, o firmamento, e qeste é azul, cor que é rectidão baseada num dever, e ainda lealdade e caridade."
SANTA:
"Representa Santa Ana, padroeira da freguesia, de que topónicamente deriva do lugar.
Pese embora o facto de em heidica, se dever evitar os elementos figurativos, e antes dar relevo a formas de reprsentação simbólicas, há todavia situações em que as culturas locais de raiz popular, com maior peso nas freguesias rurais, deve levar os autarcas a ter em cosideração as aspirações das populações e exprimir de forma palusível, neste caso do Brasão, a vontade das comunidades de Santana."
ONDADO:
"O ondado a prata e verde revela da fronteira natural da freguesia com o Oceano Atlantico."
CASA RURAL:
"Em chefe, duas casas rurais da freguesias, de um tipo único no mundo, joais raras da arquitectura rural que a Madeira divulga e preserva. Pelo seu significado e simbolismo, considerávamos coloca-las num lugar honroso no campo do Brasão."
LISTEL:
"Listel branco com a legenda a nego: "Freguesia de Santana."
COROA MURAL:
"De prata, de quatro torres iluminadas de negro(de acordo com o Art.º 13º, alínea e, da Lei 53/91 de 7 Agosto). (ainda em vigor)."
ESTANDARTE:
"Esquartelo de Azul e Amarelo, haste e lança de ouro, cordão e borlas de ouro e Azul (artigo 16.º Nº 5 da Lei 53/91 de 7 de Agosto)."
SELO BRANCO:
"Circular, com as peças do escudo sem indicação de cores e metais, tudo envolvido por dois círculos concêntricos, onde corre a legenda: "Junta de Freguesia de Santana".
